Icefields Parkway, a estrada mais linda do mundo!

A Icefields Parkway é considerada “a estrada mais bonita do mundo”, ela liga os parques nacionais de Banff e Jasper, tem aproximadamente 230 km de extensão e está localizada na Província de Alberta, Canadá.

Embora a estrada seja a principal via entre Banff  e Jasper, ela tornou-se famosa por sua beleza indescritível, cercada por montanhas, glaciares e vários observatórios que viraram atrações turísticas.

banff-jasper-7564

Para conhecer todos os pontos turísticos da Icefields Parkway e curtir as lindas paisagens o ideal é reservar o dia todo, isso mesmo, o caminho tem vários pontos de interesse e os principais são: Hector Lake, CrowFoot Mountain, Bow Lake, Peyto Lake, Waterfowl Lakes, Mistaya Canyon, Columbia Icefield Discovery Centre, Columbia Skywalk, Stufield glacier, Sunwapta Falls e Athabasca Falls.

O nosso plano era conhecer todas as atrações pelo caminho, nós saímos de Banff às 8h da manhã em direção a Jasper, sempre atentos ao tempo para conhecermos todas as atrações e principalmente chegarmos no Athabasca  Glacier antes do ultimo passeio para a geleira.

Seguimos a viagem e a nossa primeira parada foi no Hector Lake.

 

Hector Lake

banff-jasper-7473

É a primeira parada na Icefields Parkway. É um lago que fica a esquerda de quem vai para Jasper, tem um lugar para parar o carro e observar o lago da estrada, o lago fica um pouco escondido por causa das árvores.

 

CrowFoot Mountain

banff-jasper-7474

CrowFoot Mountain fica a 14km do Hector Lake, tem uma parada para observar o glaciar e o final do Bow Lake.

 

Bow Lake

banff-jasper-7480

O Bow Lake fica a apenas 3km do CrowFoot Mountain, não deixem de parar nesta atração. O lago fica ao lado da estrada e a maioria dos turistas tiram fotos apenas desse ponto, porém no hotel Simpson’s Num-Ti-Jah Lodge, que fica a poucos metros desse ponto, existem trilhas ao redor do lago. Suas águas calmas e cristalinas refletem as montanhas ao seu redor formando uma paisagem maravilhosa.

 

Peyto Lake

banff-jasper-7509

O Peyto Lake fica a 6km do Bow Lake, esta parada é imperdível! Para chegar ao mirante panorâmico você tem que fazer uma pequena trilha do estacionamento até o local, apesar de ser um pouco íngreme é uma trilha fácil de apenas 15 minutos. A vista do mirante é simplesmente maravilhosa e vale cada esforço.

Este lago é o mais impressionante de toda a região de Banff, a sua cor e beleza são indescritíveis! Também existe uma trilha de 3 km para você chegar ao Bow Summit Lookout que é um mirante onde você pode apreciar a a paisagem de um angulo diferente.

 

Waterfowl Lakes

banff-jasper-7525

O Waterfowl Lakes fica a 16km do Peyto Lake, embora não seja muito conhecido, é mais um lindo lago da região que chama a atenção com águas esverdeadas e uma paisagem linda. Vale a pena a visita.

 

Mistaya Canyon

banff-jasper-7552

O Mistaya Canyon fica a 15km do Waterfowl Lakes, deixamos o carro no estacionamento e fizemos uma trilha de aproximadamente 15 minutos até o Canyon. O Canyon é lindo e as rochas parecem que foram desenhadas, não deixem de conhecer esta atração.

 

Athabasca Glacier

banff-jasper-7578

O Athabasca Glaciar fica a 55km do Mistaya Canyon e é uma das paradas de maior sucesso na estrada Icefields Parkway. O local tem a maior concentração de glaciares da região, entre eles estão: Castleguard, Columbia, Domee e Stutfield e Athabasca.

No Columbia Icefield Discovery Centre é possível comprar o passeio para o Athabasca glaciar e Skywalk. O carro ficou no estacionamento e seguimos nos ônibus que levam a cada local. Todos os tours tem hora marcada e os últimos saem às 18 horas na alta temporada, mais informações aqui.

Na primeira parte do passeio os visitantes são encaminhados a um ônibus de turismo e o motorista faz o papel de guia contando a história dos glaciares. Este primeiro trajeto dura em torno de 10 minutos.

Em seguida inicia a aventura ao embarcar em grandes veículos de neve que te levam até o glaciar, este trajeto dura aproximadamente de 20 minutos e o motorista novamente assume o papel de guia para contar as informações do Athabasca. Ao chegar em cima da geleira o grupo desembarca e recebe instruções de limites e segurança, em seguida é liberado para caminhar e admirar a linda paisagem da geleira e montanhas ao redor do glaciar.

Ao finalizar este passeio todos voltam para o Discovery Centre e pegam outro ônibus até o Columbia Skywalk.

 

 

Columbia Skywalk

banff-jasper-7649-2

Columbia Skywalk é uma plataforma de observação que fica a aproximadamente 280 metros de altura e com chão e paredes feitos em vidro para não tirar o encanto do local, mais informações aqui. Do local é possível observar o Stufield glaciar e apreciar a linda paisagem.

Tivemos sorte e encontramos um Mountain Goat.

 

 

Stufield glacier

banff-jasper-7687

É possível observar o Stufield Glacier do Columbia Skywalk, a geleira é muito bonita.

 

 

Sunwapta Falls

banff-jasper-7692

Sunwapta Falls fica a 48km do Stufield Glacier, para chegar no local é necessário fazer uma pequena trilha para ver a cachoeira, vale a pena a visita.

 

Athabasca Falls

banff-jasper-8081

Athabasca Falls fica a 25km da Sunwapta Falls, é necessário fazer uma pequena trilha para chegar até a cachoeira, vale muito a pena e a paisagem é maravilhosa!

Nós chegamos em Jasper às 21h, cansados e felizes por conseguirmos cumprir o nosso roteiro.

A nossa viagem pela Icefields Parkway foi incrível, a cada parada nos surpreendíamos com tanta beleza, se você for conhecer a região não deixem de fazer este roteiro, é imperdível!

No próximo post irei escrever sobre a nossa aventura no Parque Nacional de Jasper e a nossa “caça fotográfica” aos ursos.

 

Quer saber algo mais sobre esta viagem? Deixe nos comentários.

 

Dicas:

  • Para ter acesso ao Banff National Park of Canada é necessário pagar uma taxa de $ 19.60 por dia, esta taxa é por carro e também é valida para o Jasper Nacional Park. Para mais informações acesse o site oficial do parque aqui.
  • Se você for fazer mais de um passeio turístico nesta região, vale a pena comprar o Combo Turístico Ultimate Explorer que dá acesso a 4 atrações: Banff Gondola, Glacier Adventure, Glacier Skaywalk e você escolhe por fazer um passeio de barco pela região dos lagos: Lake Minnewank em Banff ou o Maligne Lake em Jasper.  Nos optamos pelo passeio de barco no Maligne Lake. Clique aqui para mais informações.
  • As coordenadas de GPS são só uma referência, fiquem atento com as placas que indicam o local de parar:
    • Como chegar no Hector Lake, parada à esquerda:
      • GPS: 51.587529, -116.309819
    • Como chegar no CrowFoot Moutain, parada à esquerda:
      • GPS: 51.663109, -116.438537
    • Como chegar no Bow Lake: GPS: 51.679074, -116.464403
      • Opção para tomar um café com vista para o Bow Lake: Hotel Simpson’s Num-Ti-Jah Lodge
    • Como chegar no Peyto Lake:
      • GPS: 51.716705, -116.506194
    • Como chegar no Waterfowl Lakes:
      • GPS: 51.849727, -116.628316 GPS: 51.855960, -116.645111
    • Como chegar no Mistaya Canyon:
      • GPS: 51.941062, -116.717525
    • Como chegar no Columbia Icefield Discovery Centre:
      • GPS: 52.220833, -117.218927
      • No local tem uma loja de conveniência, lanchonete e restaurantes.
    • Como chegar no Columbia Skywalk:
      • GPS: 52.259120, -117.276824
    • Como chegar no Stufield Glacier:
      • GPS: 52.273768, -117.308540
    • Como chegar no Sunwapta Falls:
      • GPS: 52.533344, -117.645638
    • Como chegar no Athabasca Falls:
      • GPS: 52.666240, -117.884303

9 comments

  1. Muito legal. Minha filha mora em Montreal e ao visitá-la verei a possibilidade do passeio. Parabéns. Informações claras e precisas.

  2. Sou brasileira e estou em Calgary (intercâmbio). Estudo muito e não disponho de muito tempo. Fico aqui até meados de outubro. Gostaria de uma dica se como fazer esse percurso através de um pacote de agência de turismo, de ônibus. Obrigada.

    1. Olá Rosa, nós fizemos tudo por conta. Se você tiver companhia e puder alugar um carro acho que sai mais barato e você terá mais flexibilidade. Moramos em Toronto e eu não conheço nenhuma agencia de turismo que faz este passeio, mas você deve achar em Calgary. Abraço.

  3. Muito bacana seu post. Agradeço pelo compartilhamento das informações. Já fiz o percurso e no tempo que fui estava tdo congelado. Gostaria de retornar numa época que os lagos estejam descongelados, para ver essa água de cor extraordinária. Em qual época vc fez o percurso?

    1. Olá Rodrigo, muito obrigada! Eu também quero retornar no inverno para conhecer esta região congelada. Risos
      Nós fizemos esta viagem na ultima semana de Junho, achei uma boa época, porque os lagos estão todos descongelados, a temperatura está bem agradável e ainda não é considerado alta temporada como Julho e Agosto. Abraço

  4. Muito bacana seu post. Agradeço pelo compartilhamento das informações. Já fiz o percurso e no tempo que fui estava tdo congelado. Gostaria de retornar numa época que os lagos estejam descongelados, para ver essa água de cor extraordinária. Em qual época vc fez o percurso? Obrigado

    1. Olá Rodrigo, muito obrigada! Eu também quero retornar no inverno para conhecer esta região congelada. Risos
      Nós fizemos esta viagem na ultima semana de Junho, achei uma boa época, porque os lagos estão todos descongelados, a temperatura está bem agradável e ainda não é considerado alta temporada como Julho e Agosto. Abraço

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *